quinta-feira, 17 de abril de 2008

O rock generalizado

Abaixo parte da conclusão após estudo do rock feito por Orlando Fedeli.
“É evidente que muitos jovens , que apreciam o Rock, dirão que não aceitam esse Rock satânico, e nem o que se chama de Rock pesado. Este argumento procede tanto quanto o do drogado que afirma não aceitar cocaína, mas apenas drogas leves. Quem é viciado em drogas leves é um toxicômano. Normalmente caminhará até o uso de drogas pesadas. Ora, o vício em drogas leves também é vício, também é condenável. O Rock satânico ou pesado explicitou, em termos claros, o que estava subjacente no ritmo alucinante - e por isso irracional - e na magia do Rock, desde o seu início. O repúdio da razão e a colocação da sensação como valor a ser buscado por si mesmo significavam um repúdio da sabedoria que o homem alcança, sobrenaturalmente com a graça, e naturalmente por meio de sua inteligência.”

No trecho a seguir parte do protesto a favor do rock feito por um internauta, indo contra ao conceituado por Fedeli.
“Dizer que o rock só atrai desgraça e trevas é mentira. Muitas das bandas, não digo que todos Seus integrantes tenham comportamento exemplar mas demonstram que no fundo que existe um anseio de fazer parte daquilo que é bom. Muitas bandas do ROCK considerado “podre” pelo Senhor faz shows em prol dos necessitados. O Queen, uma das bandas precursoras do rock atualmente tem feito shows em prol das vítimas da AIDS. Seguem essa linha muitas bandas De rock como o The Who, U2, Coldplay, etc. São muitas as bandas do ROCK que procuram fazer o bem e nem todas elas cantam louvores a Satan. O senhor não acha que exagerou um Pouco no julgamento desse estilo musical ? Concluindo, o Rock poder ser bom ou ruim, depende do interior de cada um. E dizer que o rock Leva as pessoas para o mal caminho é besteira porque aquele que tem os devidos valoresDentro de si não se deixa levar.”
O rock estaria associado ao bem ou ao mal?

Thiago Fernandes

6 comentários:

Folha de Maple disse...

Difícil saber se o rock está ligado ao bem ou ao mal. Depende dos ouvidos! ;D

Acredito que, pra quem gosta, é tão ligado ao bem quanto o pop ou qualquer outro tipo de música.

Belo texto!

:*

Madger disse...

ufa finalmente consegui comentar, então, eu acho que é quase como a seguinte questão pq um que joga jogos de videogame extremamente violentos e sai matando neguinho por que é louco (louco, ressalto!), não significa necessariamente que o jogo influencia as pessoas e que o jogo é "satanico", mas a sociedade burra como é acaba satanizando a coisa, mesma coisa com o rock, eu mesmo era um daqueles que ouvia apenas coisas lights como queen , kiss, beatles, etc... sempre que ouvia um sepultura da vida detestava pelo vocal gutural, pelo peso da coisa, era simplesmente um pré-conceito, como todas as pessoas que não conhecem realmente criam justamente pela forma agressiva (alguns dizem energética) de cantar, hoje acabo me assumindo como um assíduo ouvinte de black metal, doom metal, death metal, que são os gêneros mais "negros" da coisa, muitos desses falam no geral de morte, e satanismo, porém há sempre a parcela que ao invés de falar "diabo é meu deus e por ele matarei milhões" acaba dizendo "os homens criaram a igreja, a igreja virou um centro de poder, esse centro de poder para dominar os outros, e muitas vezes matar milhares é a melhor forma" como foi realmente nas cruzadas, não é só uma questão de bom senso, não é apenas uma questão de pegar e falar "aqui falou diabo, então é satânico, faz apologia à violência, etc", e se me perguntarem se as músicas influenciam as pessoas, realmente elas influenciam, porém você sempre tem que ver a capacidade da pessoa de entender a mensagem, e talvez de passá-la para frente, ou ignorar. E não creio que seja algo como "gosto do leve, e depois de um tempo vou gostar do pesado", existem pessoas qu egostam só do leve, a parte extrema do rock realmente não é para aparecer numa globo da vida, mostrar por exemplo um watain cantando serpent chalice, ou um dimmu borgir cantando the chosen legacy, realmente é uma parte que nasceu no underground e ficará lá (salvo algumas excessões como dimmu borgir que já aparece em clipes por diversas emissoras nos paises europeus e na américa). Não vai ser um gênero que dará frutos como um beatles deu, mas com certeza é um gênero que se você analisar a fundo, vai encontrar muito mais inteligência do que em qualquer música de beatles, exaltasamba, michael jackson ou em um black eyed peas, por ser feito justamente com essa intenção, e logo quem não pensa como eu, logo, é meu inimigo ideologicamente. Por isso as pessoas satanizaram, satanizam e satanizarão os gêneros mais extremos, os mais pesados, e acima de tudo, os mais ingeligentes .
É isso aí bubu xD ia escrever mais, mas já deu mó livro
beijão

Anônimo disse...

Acho isso relativo; o bem que diz no post, seria de os cantores só se expressarem, ser dar mal exemplo aos fãs, como tocar drogado, ser preso por dirigir bêbado e por aí vai... é tocar suas músicas pesadas, mas com letras que possam influenciar para o bem as pessoas, ou mesmo, falar sobre políticas, corrupção...
o lado mal é quando os cantores se drogam, fazem um monte de besteiras só para chamar atenção.
o menino que fez o comentário que está no post, está certo, quando uma pessoa tem a cabeça no lugar, tem seus princípios, ela não é influenciada à fazer coisas negativas.
acho que não existe isso de o rock ser bom ou ruim, rock é rock.
é um estilo musical muito bom!
só depende dos princípios de cada pessoa.
beeeijos.

teste disse...

Bom...primeiramente queria elogiar o blog, esta mtuh bom...continuem assim ^^...
agora sobre o texto, tambem não concordo com essa historia de qe o rock eh coisa ruim...eh apenas um estilo como qualquer outro...a formação interior das pessoas não mudaram atraves de musicas, e tem sim muitas bandas bandas fazendo shows em prol da sociedade. =P

e é isso ae ^^...belo texto e parabens pelo blog =]

Heloara ;) disse...

Não concordo com essa história de que o rock é coisa do Satan e que influencia as pessoas a práticar o mal.O rock é um estilo musical como qualquer outro que existe. Pode até a ver bandas de rock que exultem o Satan ou coisas deste género, mas isso não quer dizer que todas as bandas são assim.
Além do mais ninguém pode ser influenciado por uma banda ou uma musica, somente aqueles que possuem mente fraca e se deixam levar por qualquer coisa. O rock não pode ser encarado desta forma, pois existe muita gente do bem que curti este estilo musical.
Bjs té mais;***

Anônimo disse...

Ao mal, visto o que acontece nos shows. Apesar disso estudos comprovam que o rock faz mal à saude deixando os batimentos cardíacos acelerados, e assim, o coração mais propício a sofrer um ataque.
Outra...fugindo um pouco de assunto...vc já viu um roqueiro inteligente??? Só pra saber mesmo.
Obrigado.